
JUBIABÁ, POR SPACCA
Cristian Luis Hruschka
Jubiabá/Jorge Amado: adaptação e desenhos de Spacca, São Paulo: Cia. das Letras, 2009, 95 pág.
O livro "Jubiabá", do baiano Jorge Amado, escrito entre os anos de 1934 e 1935, foi por Spacca adaptado e ilustrado no formato de História em Quadrinhos (HQ). Conta a trajetória de Antônio Balduíno, o Baldo, que nasceu na pobreza da cidade de Salvador (BA), e era protegido de Jubiabá, seu pai-de-santo. Malandro desde pequeno, foi acolhido por uma família de posses mas não se endireitou. Preferia a malandragem, a vida nas ruas, local onde tinha amigos. Foi boxeador, trabalhou em plantação de fumo, atuou como artista de circo e por fim estivador, tendo inclusive comandado uma greve no porto. Mulherengo, gostava de um rabo de saia, tendo um amor contido por Lindinalva, filha do comendador que o havia acolhido e que, por ironia do destino, acabou tendo um fim trágico.
Em "Jubiabá", Jorge Amado apresenta sua ideologia política, consubstanciada nas dificuldades sofridas pelas classes minoritárias, subjugadas pelos ricos e poderosos. Esse aspecto é bem abordado por Spacca em suas ilustrações, sempre coloridas e com riqueza de detalhes.
Inconteste que para adaptar um livro de tamanha grandeza para HQ, Spacca se obrigou a conhecer profundamente a obra, as características de cada personagem e a Salvador dos anos 20. Para isso viajou para lá onde pode pesquisar a arquitetura e costumes da época.
O resultado é apresentado pela "Quadrinhos na Cia.", novo selo da Companhia das Letras. Para maiores informações, vale consultar o blog http://jubiaba.blogspot.com/, mantido pelo próprio Spacca, onde o leitor poderá conferir todo o processo de produção do livro, o qual levou um ano e meio para ficar pronto.
__________________
CRISTIAN LUIS HRUSCHKA, responsável pelo site www.resenhas-literarias.blogspot.com.br. É autor do livro "Na Linha da Loucura", publicado em 2014 pela editora Minarete/Legere (www.facebook.com.br/nalinhadaloucura). E-mail: clhadv@hotmail.com
Comentários
Postar um comentário